Mais Populares

Dicas Para Melhorar o Seu Processo Criativo


Há uns dias atrás estava a fazer uma xícara de chá, quando me ocorreu a importância do processo criativo. A qualidade do chá foi alcançada após um longo percurso, mas a experiência ensinou-me que, assim como produzir uma grande arte, produzir um bom chá requer alguma dedicação.



Leva algum tempo a escolher as melhores folhas para fazer chá, mas o esforço é recompensado com aquele cálice perfeito e revigorante.

Em alternativa, compre um chá pré-embalado no supermercado da sua zona. No entanto, garanto-lhe que a experiência não será a mesma.


folhas chá verde


Atenção ao processo

Expressar a nossa criatividade de uma forma profissional requer a nossa atenção ao processo.

Não deve ficar à espera de conseguir produzir um ótimo design só porque tem uma ótima ideia. Não existe nenhum botão mágico. Seja qual for o momento em que tenha tido uma ideia, esta deve ser temperada com planeamento e preparação, de forma a criar algo impressionante, poderoso e duradouro. Se precisar de alguma orientação sobre como melhorar o seu processo criativo, considere estas dicas como ponto de partida.


Familiarize-se com o processo

Primeiro: para criar um projeto criativo corretamente, é necessário familiarizar-se com todos os componentes que o levarão da ideia inicial à realização física. Por exemplo, se tem um conceito fraco para o design de branding de uma empresa sua cliente, tente planear os principais elementos do design antes de o tentar desenhar.


campo plantação chá verde


Quais são as cores que melhor comunicam o caráter da empresa? A marca teria mais impacto com uma abordagem minimalista, ou é necessário ser grande e ousada? Aproveite o seu tempo para se imaginar como um cliente da sua empresa, e considere o apelo estético da sua marca em vários formatos.

Por outras palavras, tente ver a sua ideia de todos os ângulos antes de escolher uma que se encaixe.


Depois de definir o layout geral da sua ideia, não hesite em criar vários rascunhos de uma só vez para que possa resolver todos os problemas estéticos da sua ideia.


Equilibrar os Extremos

O processo criativo diz respeito a equilibrar os extremos. Quando temos uma ideia aparentemente incrível, o primeiro impulso que temos é agir imediatamente. Mas a ideia que tem é provavelmente expressa em extremos, tendo surgido do nada na sua mente e atraído os seus impulsos criativos.

Digamos que tem o desejo de criar um design totalmente rígido e simples para um projeto, por capricho. Se está ansioso para criar um esboço da sua ideia enquanto ainda está fresca na sua mente, por favor, faça-o! Mas tenha a perspicácia de arranjar o seu design e olhar para ele no dia seguinte com novos olhos. Quando já não está no calor do momento, pode perceber que o seu design é desequilibrado: talvez o visual simples e limpo pareça agora pouco detalhado.


xícara de chá


Não force a inspiração Este é talvez o melhor conselho que posso dar. É certamente algo que eu digo a mim mesma muitas vezes. Quando se sente com falta de criatividade, completamente sem motivação para novos projetos, não procure a inspiração em vão. A inspiração não é uma torneira que podemos arbitrariamente abrir ou fechar na nossa mente - vai e vem aleatoriamente e, geralmente, por essa razão, deixa-nos com alguma frustração. O melhor trabalho criativo, vem de pessoas que trabalham quase como que numa experiência fora do próprio corpo, e de esforço natural. Nestes momentos, a vontade de criar não é forçada, vem de dentro e sem qualquer esforço. Certamente, as mentes criativas são capazes de criar coisas rapidamente, mas quando se trata de projetos que exigem muito tempo e dedicação, é melhor esperar ter a inspiração certa. Por fim, se o processo criativo não parecer natural, deve reconsiderar a sua abordagem.

Sem comentários