As Noções Básicas de Branding
Saiba o Que Significa Branding e Como Aplicar ao Seu Negócio
Branding é um dos aspetos mais importantes de qualquer negócio, seja grande ou pequeno, retalho ou B2B. Uma estratégia de marca eficaz ,oferece uma vantagem importante nos mercados cada vez mais competitivos. Mas o que significa exatamente "branding"? E como pode ajudar um pequeno negócio como o seu?
Simplificando, a sua marca é a sua promessa para o seu cliente. A marca diz aos clientes o que podem esperar dos seus produtos ou serviços e diferencia a sua oferta da oferta dos seus concorrentes. A marca diz-lhe quem é, quem quer ser e quem as pessoas percebem que é.
É o inovador na sua indústria? Ou é o experiente e confiável? O seu produto é a opção de alto custo e alta qualidade, ou a opção de baixo custo e alto valor? Não pode ser ambos, e não pode ser tudo para todas as pessoas. A sua identidade deve ser o que os seus clientes-alvo querem e precisam que seja. A base da sua marca é o seu logótipo, o seu website, embalagem e materiais promocionais - todos integrando o seu logótipo - comunicam a sua marca.
Estratégia
de Marca
A sua estratégia de marca é o como, o quê, onde, quando e para quem planeia comunicar e transmitir mensagens da sua marca. Onde anuncia também faz parte da sua estratégia de marca. Os seus canais de distribuição também fazem parte da estratégia da sua marca. E o que comunica visual e verbalmente também faz parte da sua estratégia de marca.
Uma marca estratégica e consistente leva a um valor de marca forte, o que significa que o valor agregado aos produtos ou serviços da sua empresa, permite cobrar mais pela sua marca do que os produtos idênticos e sem marca. O exemplo mais óbvio disso é a Coca-Cola vs um refrigerante genérico. Como a Coca-Cola construiu um poderoso brand equity, pode cobrar mais pelo seu produto - e os clientes pagarão esse preço mais alto.
O valor agregado, intrínseco ao valor da marca, surge frequentemente na forma de qualidade percebida ou de apego emocional. Por exemplo, a Nike associa os seus produtos a atletas famosos, esperando que os clientes transfiram a sua ligação emocional com atleta, para o produto. Para a Nike, não são apenas as características do calçado que vendem o calçado.
Definir a Sua Marca
Definir a sua marca é como uma temporada de auto descoberta de negócios. Pode ser difícil, demorado e desconfortável. E exige, no mínimo, que responda às perguntas abaixo:
- Qual é a missão da sua empresa?
- Quais são os benefícios e recursos dos seus produtos ou serviços?
- O que os seus clientes já pensam da sua empresa?
- Quais as qualidades que deseja que associem à sua empresa?
Faça a sua pesquisa. Perceba quais são as necessidades, hábitos e desejos dos seus clientes, atuais e potenciais. Não confie no que acha que eles pensam, mas saiba exatamente o que eles pensam. Definir a sua marca e desenvolver uma estratégia de marca pode ser complexo.
Depois de definir a sua marca, como a irá divulgar? Deixo aqui algumas dicas simples e já comprovadas:
- Tenha um logótipo atrativo e que fale por si
- Anote as mensagens da sua marca. Quais são as principais mensagens que deseja comunicar?
- Integre a sua marca. O branding estende-se a todos os aspetos do seu negócio - seja a forma como atende o telefone, o diálogo utilizado nas chamadas de vendas, a sua assinatura de e-mail, etc,.
- Crie uma "voz" para a sua empresa que reflita a sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda a comunicação escrita, e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, seja on-line ou off-line. A sua marca é amigável? Seja casual. É chique? Seja mais formal.
- Desenvolva um slogan. Escreva uma frase memorável, concisa e com significado, que capte a essência da sua marca.
- Crie modelos e padrões de marca para os seus materiais de marketing. Use o mesmo esquema de cores, colocação de logótipo, aparência e comportamento por todo o lado. Não precisa ser extravagante, apenas consistente.
- Seja fiel à sua marca. Os clientes não irão retornar se não cumprir a promessa da marca.
- Seja consistente. Será muito mais difícil estabelecer a sua marca se não tiver consistência.
Excelente artigo muito útil. Parabéns
ResponderEliminar