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7 Dicas Para Criar Design de um Logo


logo design desenho




Criar um logótipo é simples, certo? Pense de novo. Criar um logo é como criar a identidade visual da marca, não é simplesmente colocar um nome num quadrado e achar que o trabalho está feito. Os Designers gráficos têm muita procura, e é por uma boa razão - um logo é muitas vezes a primeira impressão que temos de uma empresa, e pode afetar a nossa perceção da marca, as nossas decisões de compra e a atitude em relação a um produto.


Vivemos numa sociedade repleta de logótipos de marcas. Até os bebés mais pequeninos reconhecem muitos deles, e são até capazes de deduzir o que uma empresa vende apenas a observá-los.



Para aqueles que estão prestes a embarcar numa jornada de design de marca ou acham que é altura de melhorar a imagem da empresa, a Machianna
deixa aqui algumas dicas sobre como criar um grande logótipo. 

(Poderá querer ver também 15 Logos Animados e Famosos Para se Inspirar)



1. Ser único e inteligente

Um bom logo é o que ajuda a distinguir uma marca das suas concorrentes e, por isso, é importante que a imagem se destaque do resto - um desafio que muitas marcas enfrentam. Em muitos casos, a imitação é a melhor forma de elogio - no design de um logo, não é esse o caso.


O importante é criar algo que acredite ser diferente de qualquer coisa que já exista. É altamente improvável (alguns dizem impossível) que o que criou seja original, mas esse deve ser o seu objetivo.
Assim que algo passa a estar online, já não temos como garantir que não será usado de alguma forma em qualquer site ou fórum. Para aqueles que não têm a certeza da originalidade do seu design, podem verificar em sites como o Logo Thief.

Criar um design exclusivo não é apenas evitar a imitação, é também criar algo fora da caixa. Por essa razão, devemos pensar sempre de forma criativa.


2. Entender a marca



Um logótipo é uma imagem, é verdade. Mas também é uma introdução a uma marca. O logótipo deve atingir um público específico e deve ter isso em consideração ao desenhá-lo. Escreva o que pensa da marca, crie um mural com imagens que lembrem a ideologia da marca - veja alguns sites como o
Niice para alguma inspiração. Mas seja cauteloso, não se inspire demasiado na estética, e tente obter um significado mais profundo.


A marca é orientada pela utilidade, ou é mais focada em evocar emoções? É contemporânea ou mais peculiar? O que é importante para o cliente, e o que pretende que a marca seja? Embora seja útil manter-se atualizado sobre as tendências de design, é mais importante permanecer fiel à personalidade abrangente de uma marca. Mais do que tudo, tenha em mente o que o seu logo significa. Todos os logos têm alguma história, com significados e propósitos. Repare no logo da Apple, por exemplo - falta uma "dentada" à maça. Ou o Wikipédia,
um globo de peças de puzzle inacabado. Ambos os logos são simples, mas têm um toque adicional que nos leva à ideologia da marca.







apple, wikipedia logo








3. A cor é fundamental


cor lapis design desenho




Tendo em conta a personalidade da marca, pense em todos os aspetos da imagem.
Cores brilhantes e ousadas podem atrair a atenção de alguém, mas também podem parecer exageradas. Tons suaves transmitem sofisticação, mas podem ser rejeitados. Cada cor tem uma implicação diferente e pode trazer nuances à sua mensagem - não caia na armadilha de transmitir a mensagem errada por causa de um simples traço de pincel. A Logo Company, tem um artigo "A Ciência Por Trás das Cores" e um infográfico "A Psicologia da Cor no Design de Logo" sobre o tema. Deixamos aqui uma rápida descrição:

Vermelho: energético, sexy, arrojado



Laranja: criativo, simpático e juvenil



Amarelo: ensolarado, inventivo, otimista



Verde: crescimento, orgânico, instrutivo



Azul: profissional, médico, tranquilo, confiável



Roxo: espiritual, sábio, evocativo



Preto: credível e poderoso



Branco: simples, limpo, puro



Rosa: diversão e flirt



Castanho: rural, histórico, estável





4. O poder de um nome


Um logótipo consiste em dois elementos: uma marca e um símbolo. Antes de uma empresa poder pensar em representar-se apenas com um símbolo, necessita de uma grande quantidade de publicidade (pense por ex. na Starbucks ou na Mercedes). Algumas empresas optam por manter o nome inteiro, como Ray-Ban, IBM ou Coca-Cola.






Logo Ray-ban, IBM, Coca-Cola




Se a sua empresa tiver um nome exclusivo, poderá usar um logo. Mas se tiver um nome genérico precisa de algo para identificar a empresa, o que pode ser obtido usando uma marca de logótipo. E ao considerar fontes para o seu texto, evite utilizar fontes enigmáticas, utilizar espaço negativo e evite também ajustar uma fonte existente - sites como o Font Squirrel ou o HypeForType são bastante úteis. Alguns logos podem tornar-se reconhecíveis só por terem fontes personalizadas. A Coca-Cola por ex., originou a fonte inclinada e agora outras empresas tentam tirá-las. Quando achar que nada resulta, mude para a nossa conhecida Helvetica. Uma fonte simples que tem sido bem utilizada por muitas marcas populares.



5. Design simples


É importante ter uma combinação de equilíbrio e simplicidade. O objetivo é que o seu logo seja interessante, e que ninguém tenha de se sentar um pouco só para o analisar e entender. Um bom exemplo disso é o logo da FedEx. A imagem utiliza espaço negativo para criar uma seta que indica rapidez, precisão e direção. Além disso, a empresa muda a cor do "Ex" para classificar o tipo de entrega. A Amazon também usa apenas o nome, e também faz referência ao seu amplo inventário, com uma pequena seta apontando de a → z.






FedEx logo Amazon logo




Na era digital, onde os logos surgem em vários dispositivos e nas redes sociais, devemos criar algo que transcenda o papel. Deve ter diferentes origens, funcionar em aplicações, ícones, avatares e impressão, e deve ser flexível em tamanho. Por exemplo a Adidas, uma marca que incorpora as mesmas três barras paralelas em todos os seus logos. O visual muda um pouco dependendo de onde o vemos, mas tem sempre componentes similares.








Adidas logo




6. Não esperar ter sucesso instantâneo


Por exemplo a
Nike e a Audi - ambos os logótipos são ícones, mas assim como qualquer coisa que é bem sucedida, levou algum tempo até terem a popularidade que têm hoje.


Mesmo que tenha criado uma combinação bonita e com potencial, os logótipos não se tornam num sucesso de forma imediata. Depende do sucesso do produto, e do mercado em que ele esteja inserido.


É importante ter paciência, e sobretudo não ter pressa em fazer alterações no design só por não ter tido o sucesso inicial que esperava.






7. Usar os recursos e ferramentas disponíveis on-line




Existe um mar de informação on-line para aqueles que precisam de inspiração, colaboração ou assistência na criação do logo da empresa.


Na Machianna temos a solução criativa para o seu negócio. Criamos o seu logo e prestamos muitos outros serviços com o objetivo de ajudar a sua empresa a crescer e ganhar a notoriedade que deseja. Entre em contacto ou deixe uma mensagem diretamente no website.


Para aqueles que desejam criar o logo por conta própria, sites como
Logomaker e LogoYes são interfaces de design de logótipo que são relativamente fáceis de usar e são gratuitas.

Se pretende criar o seu logo, veja os 6 programas de design essenciais para iniciantes


Gostou deste artigo? Pode encontrar mais informação sobre este tema aqui. (As noções básicas de Branding)


Já alguma vez criou um logótipo? para a sua empresa? Partilhe connosco nos comentários.






1 comentário:

  1. técnicas e dicas exclusivas, parabéns ao editor, o problema é quem não tem tempo para criar, aqui está um site que cria e entrega logotipos em curto prazo com qualidade, até em 3d https://www.fiverr.com/share/zArNle

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