Mais Populares

10 Dicas Essenciais Para Dar Nome à Sua Marca


lançar avião de papel

Está pronto para se lançar! Mas falta uma coisa - o nome perfeito para a sua startup, produto, aplicação, etc. A criação de um nome perfeito pode parecer uma tarefa assustadora. Afinal, o nome tem de representar a sua visão em apenas uma ou duas palavras.


Felizmente, com um pouco de orientação, criar o nome perfeito não é assim tão complicado. Para o ajudar nesta tarefa, delineamos as nossas dez principais dicas para criar um nome memorável:




1. Não aborreça os clientes com o seu nome 

O consumidor médio está sobrecarregado com empresas e produtos que disputam a atenção e os negócios. Muitas vezes, as marcas têm apenas alguns segundos para chamar a atenção do cliente antes de seguir em frente. Escolher um nome maçudo coloca-o em desvantagem logo no início - as pessoas são atraídas para um nome sugestivo que soa a profundo e pessoal.


2. Tenha em conta o contexto

É mais fácil avaliar o poder de um nome quando é colocado no contexto. Como empreendedor, deve saber que é essencial definir o objetivo e os benefícios do seu projeto antes de lhe dar um nome. Uma boa pergunta a fazer é: “Eu quero que esta marca se encaixe ou se destaque?”


3. Mantenha o nome simples

O objetivo é que os seus clientes sejam capazes de se lembrar e pronunciar o seu nome, incentivando os seus amigos ou familiares a consultá-los nas redes sociais ou on-line. Todos nos deparamos com uma empresa ou marca que não fazemos ideia de como se pronuncia. Esses nomes são muito difíceis de lembrar. Criar reconhecimento de marca é difícil - facilite e reduza as suas despesas de marketing com um nome simples. 


4. Não seja obscuro ao nomear a sua startup 

Uma marca que é espirituosa pode ser muito atraente para o público certo. No entanto, quando se trata de um nome, não use uma metáfora obscura que apenas alguns se irão lembrar. Um nome difícil, significa que pode estar a perder uma venda em potencial de uma referência, afetando negativamente a sua lucratividade.


5. Tenha ajuda ao nomear a sua empresa
Não tente criar o nome perfeito sozinho - conversar com outras pessoas aumenta as suas hipóteses de encontrar o melhor nome. Se está sem ideias, trabalhar com outras pessoas irá deixar a criatividade fluir, e pode ser até que encontre o nome perfeito mais cedo. Explicar os seus objetivos, a marca e a missão, a outras pessoas, também pode ajudar a aprimorar as bases do seu projeto.



6. Verifique a disponibilidade do URL

Antes de escolher um nome, certifique-se de que tem um URL apropriado disponível para usar na promoção do seu produto. NÃO deixe que um domínio determine o nome da sua empresa. Existem alternativas, por exemplo: www.apple.com pode estar a ser utilizado, mas pode ter www.getapple.com.


7. Atenção à linguística

Na indústria de nomes, há muitas histórias de empresas internacionais cujo nome acabou por ter um significado ofensivo noutro idioma. Até mesmo gigantes da indústria, como a finlandesa Nokia, erraram neste aspeto - o seu telemóvel Lumia, é um termo para uma "dama da noite" em espanhol.


8. Não se esqueça da legalidade 

Ao desenvolver um nome incrível, tenha em mente as implicações legais durante todo o processo de nomeação. A escolha de um nome que já esteja em uso, não só deita por terra o seu objetivo de ser único, como também pode causar problemas a nível legal no futuro. Considere a contratação de um profissional para o ajudar a navegar por marcas registadas e outras questões legais. 


9. Tenha o seu público-alvo em mente 

Quer um nome que o seu público-alvo goste de usar - não caia na armadilha de tentar agradar a todos. Adapte o seu nome de forma a adequar-se à personalidade e aos desejos do seu mercado-alvo. Projetar o seu nome para falar diretamente com o seu mercado-alvo terá um impacto significativo no sucesso da sua empresa.



10. Valide o seu nome com o seu público-alvo

Mesmo que projete o seu nome com o público-alvo em mente, é necessário garantir que o nome agrada. Depois de limitar o seu nome a algumas opções, faça uma pesquisa on-line dentro do seu público-alvo, para o ajudar a perceber com que nome ele se identifica mais.


Com estas dez dicas, esperamos transformar o seu processo de nomeação, de uma luta assustadora para um processo razoável, excitante e até divertido. Criar um nome evocativo pode trazer benefícios tangíveis para o sucesso e lucratividade da sua startup no futuro.



Sem comentários