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Teoria das Cores


As cores e a liberdade criativa

A escolha das cores para um design é uma tarefa altamente subjetiva e, às vezes, altamente científica. Acreditamos que as escolhas de cores mais eficazes vão além da simples preferência pessoal, porque as cores têm uma capacidade extraordinária de influenciar o humor, as emoções e as perceções, assumir um significado cultural e pessoal, e atrair atenção, consciente e inconscientemente extraordinária de influenciar o humor, as emoções e as perceções, assumir um significado cultural e pessoal, e atrair atenção, consciente e inconscientemente.

Para os designers e profissionais de marketing, o desafio está em equilibrar esses papéis complexos que a cor desempenha, para criar um design atraente e eficaz. É aí que uma compreensão básica da teoria das cores pode ser útil. A teoria tradicional das cores pode ajudar a perceber quais as cores que podem funcionar bem juntas (ou não) e que tipo de efeito as diferentes combinações vão criar no seu design.
E tudo começa com a roda das cores

O Básico: Entender a Cor


Na Machianna lidamos com a tradicional roda de 12 cores, que é frequentemente usada por pintores e outros artistas. É uma maneira visual fácil de perceber as relações das cores umas com as outras.

roda das cores


A roda de cores diz respeito à mistura de cores. Misture as cores primárias ou de base, vermelho, amarelo e azul, e terá as cores secundárias na roda de cores: laranja, verde e violeta. Misture-os com uma cor primária e obtém o terceiro nível da roda de cores, cores terciárias. Estas incluem vermelho-laranja, amarelo-laranja, amarelo-verde, azul-verde, azul-violeta e vermelho-violeta. As cores primárias e secundárias, também fazem parte do espectro visível da luz, ou as “cores do arco-íris”.



Este modo de entender a cor é conhecido como um modelo subtrativo, que envolve misturar pigmentos coloridos como tintas. Isso opõe-se ao modelo aditivo, que envolve a mistura de luz colorida (como as cores exibidas na monitor do computador ou na TV) e usa um conjunto diferente de cores primárias: vermelho, verde e azul, muitas vezes abreviado como RGB.

rgb color code

Antes de falar sobre como usar a roda de cores para criar paletes de cores para os seus designs, vamos rever alguns termos relacionados com cores, que o vão ajudar a entender os diferentes tipos de cores que pode usar num projeto de design:

Matiz: sinónimo de “cor” ou o nome de uma cor específica; tradicionalmente refere-se a uma das 12 cores na roda de cores 

Sombra: matiz escurecido com preto 

Tom: uma tonalidade misturada com cinza 

Tint: uma tonalidade iluminada com branco

Valor: refere-se à claridade ou escuridão de uma cor

Saturação: refere-se à intensidade ou pureza de uma cor (quanto mais próximo um tom se aproxima do cinza, menos saturação terá)


Harmonia da cor


Agora que já vimos o material mais técnico, vamos ver como a roda das cores pode ser um recurso prático na escolha de cores para um projeto de design. Podemos extrair uma série de paletes clássicas da roda de cores que os pintores usam há séculos para criar composições equilibradas e visualmente agradáveis ​​(ou de alto contraste e marcantes). Na maioria das aplicações de design, estes esquemas de cores precisam de ser divididos numa cor dominante, por causa de "quanto" aparece no design, ou por causa de como se destaca em comparação com outras cores.

1) Primárias: vários tons ou matizes de uma cor; por exemplo, uma gama de azuis a variar de claro a escuro; este tipo de esquema é mais subtil e conservador.

2) Secundárias: quaisquer três cores que sejam espaçadas uniformemente na roda das cores.

3) Análoga: matizes que estão lado a lado na roda das cores; este tipo de esquema é versátil e fácil de aplicar a projetos de design.

4) Complementar: os opostos na roda das cores, como vermelho / verde ou azul / laranja; as cores complementares são de alto contraste e alta intensidade, mas podem ser difíceis de aplicar de maneira equilibrada e harmoniosa (especialmente na sua forma mais pura, em que se podem chocar facilmente num desenho)

5) Decomposição de Complementares: qualquer cor na roda das cores mais as duas que flanqueiam o seu complemento; este esquema ainda tem um forte contraste visual, mas é menos chocante do que uma combinação de cores complementares.

6) Intermediárias: dois pares complementares. este esquema é muito atraente, mas pode ser ainda mais difícil de aplicar do que um par de cores complementares, já que quanto mais cores tiver, mais difícil é ter um equilíbrio. Se usar este tipo de esquema, escolha uma das quatro para cor dominante e ajuste a saturação / valor / etc., de algumas ou de todas as cores, para que funcionem bem em diferentes partes do seu design, como o texto e o plano de fundo.


roda das cores harmonia

Inspiração na Cor
Além das combinações de cores encontradas na roda das cores, a natureza fornece uma inspiração infinita para esquemas de cores harmoniosos.

As cores também podem ser emparelhadas por temperatura (cores quentes ou frias), saturação (cores vivas geralmente parecem jovens, enquanto as desbotadas parecem vintage), humor (claro e divertido, escuro e sério), tema (local, estação, feriado) e outras qualidades. Para explorar os diferentes esquemas de cores, veja as inúmeras ferramentas de coleta de cores disponíveis on-line; algumas até permitem que se envie uma imagem para gerar um esquema de cores.
Mais relevantes: o Paletton, o Adobe Color CC (antigo Kuler) e o ColorExplorer. Se usa o Chrome como navegador, pode fazer o download da extensão do Eye Dropper, que permite identificar e extrair cores diretamente da Web.


A Psicologia Da Cor


A cor está ao nosso redor. Quer percebamos ou não, a cor desempenha um papel importante na vida cotidiana. Aquela placa de trânsito laranja ou amarela que viu hoje na estrada, chamou-lhe a atenção por algum motivo. Aquela caixa de cereais que comprou no super-mercado, embora fosse um pouco mais cara que as outras.. pode ter sido atraído pelas cores da embalagem. A cor está presente até na linguagem, porque razão dizemos que as pessoas estão "a ver vermelho" quando estão com raiva ou "a sentir-se triste" quando estão tristes.. porque a cor tem uma conexão única com o nosso humor e emoções.

Mas nem todos pensamos ou experimentamos as cores da mesma maneira. O significado e o simbolismo que associamos a cores diferentes, são muito influenciados pelos grupos culturais e sociais com os quais nos identificamos. Vejamos alguns significados comuns associados às cores básicas da cultura ocidental:


Simbolismo das cores



Vermelho: pode comunicar muitas ideias diferentes dependendo do seu contexto. O vermelho está associado ao fogo, pode representar calor - ou perigo. Também é a cor do sangue, é considerada uma cor viva e enérgica, e também está associada a assuntos do coração e, às vezes, à violência.




rosas vermelhas


Significados alternativos: em algumas culturas orientais, o vermelho simboliza boa sorte e prosperidade, e é a cor usada pelas noivas no dia do casamento. Por todo o mundo, o vermelho tem sido associado a vários movimentos políticos e simbolizou a revolução.

Em branding: vermelho comunica força, confiança e poder, sendo uma cor altamente visível.



Laranja: também uma cor ardente, combina o calor do vermelho com a alegria do amarelo por uma matiz que comunica atividade, energia e otimismo. Também está associado à época de colheita ou ao outono.





outono laranja arvores
                         

Significados alternativos: na Índia, o açafrão, com um certo tom amarelado de laranja, é considerado sagrado. No Japão, laranja é a cor que simboliza o amor.


Em branding: laranja geralmente representa juventude e criatividade. O ouro, que é um tipo de laranja ou amarelo, dependendo do seu tom, é um símbolo de luxo ou alta qualidade.



Amarelo: como a cor do sol, o amarelo muitas vezes comunica felicidade, alegria, simpatia e frescura da primavera. Também pode sinalizar aviso ou cautela em determinados contextos. Algumas variações (especialmente amarelos saturados e esverdeados) podem parecer doentias ou desagradáveis. Historicamente, o amarelo tem sido associado às vezes com doença e quarentena.



pato amarelo cor


Significados alternativos: em algumas culturas orientais e asiáticas, o amarelo é associado à realeza ou ao alto escalão. Em determinadas partes de África e da América Latina, o amarelo é a cor tradicional de luto.

Em branding: amarelo puro / brilhante faz um grande trabalho em atrair atenção, mas pode ser visualmente perturbador ou mesmo difícil de ver (por exemplo, texto branco contra um fundo amarelo brilhante ou vice-versa) se não for usado com cuidado.




Verde: a cor da natureza, vida vegetal e crescimento. Como tal, comunica frequentemente saúde, frescura ou uma qualidade “natural”. Verde escuro pode representar riqueza (ou qualquer coisa relacionada a dinheiro) e estabilidade.





campo verde natureza



Significados alternativos: entre as culturas Islâmicas, o verde é uma cor sagrada

Em branding: marcas ou produtos que querem parecer “verdes” (no sentido de natural, saudável, sustentável, ambientalmente amigável, orgânico, etc.), usam frequentemente cores inspiradas na natureza, como verde e castanho.




Azul: a cor do mar e do céu, o azul muitas vezes comunica qualidades pacíficas e limpas. Ao contrário de cores mais energéticas e mais quentes, o azul é visto como calmante. Em alguns contextos, pode representar tristeza ou depressão.


céu azul vista


Significados alternativos: nas culturas do Médio Oriente, o azul tradicionalmente representa proteção contra o mal. Por causa da associação com os céus, o azul simboliza a imortalidade e / ou espiritualidade em muitas culturas.

Em branding: o azul é amplamente utilizado e é uma das cores mais versáteis. É geralmente usado para comunicar confiança, segurança e estabilidade. Escuro ou azul-marinho é uma escolha particularmente popular para logótipos corporativos, já que é percebido como tendo qualidades profissionais, conservadoras e sérias.




Roxo / Violeta: o roxo é tradicionalmente associado à realeza, majestade ou honra. Pode também ter conotações espirituais / místicas ou religiosas.





roxo lavanda violeta


Significados alternativos: em muitas culturas ao redor do mundo, o roxo representa nobreza ou riqueza; no entanto, na Tailândia e em partes da América do Sul, a cor é associada ao luto. 

Em branding: os tons mais escuros de roxo, muitas vezes ainda simbolizam luxo ou opulência, enquanto os tons mais claros / brilhantes podem associar-se com feminino ou infantil.




Preto: assim como o vermelho, o preto tem muitos significados (às vezes opostos). Pode representar poder, luxo, sofisticação e exclusividade. Por outro lado, pode simbolizar a morte, o mal ou o mistério. No vestuário, o preto geralmente comunica a formalidade (festas “black-tie”) ou o luto / tristeza (como a cor tradicionalmente usada nos funerais).





sapatos pretos


Significados alternativos: em algumas culturas asiáticas e latino-americanas, o preto é considerado uma cor masculina. No Egito, o preto significa renascimento. Em muitas culturas, está associado a magia, superstição ou má sorte ou, similarmente, ao inexplicável ou desconhecido.

Em branding: o preto é tão usado que é quase neutro, embora ainda possa comunicar os significados acima, dependendo do contexto. Muitos designs são simplesmente em preto e branco, seja uma escolha intencional ou apenas para economizar dinheiro na impressão a cores. As cores parecem sempre mais brilhantes e mais intensas contra o preto.




Branco: como a cor da luz e da neve, o branco geralmente representa pureza, inocência, bondade ou perfeição (e é tradicionalmente usado pelas noivas), mas também pode parecer rígido ou estéril.



estrada neve branco


Significados alternativos: na China, o branco é a cor do luto. Representa a paz em muitas culturas. Uma bandeira branca é um símbolo universal de trégua ou rendição.

Em branding: o branco frequentemente comunica simplicidade ou uma qualidade limpa e moderna. Designers que procuram uma estética minimalista usam frequentemente o branco.



Já criou o seu trabalho gráfico? Teve em conta as cores e como elas se comportam? Conte-nos tudo nos comentários!




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