Menos é Mais? 8 Factos Que os Designers Precisam Saber
Tome atenção à logística das cores, aos tamanhos, formas e movimentos, para obter o equilíbrio desejado no seu próximo Web Design.
1. Entender claramente. Interpretação = Perceção
Como Funciona
O processo instintivo e espontâneo que o cérebro usa para "descobrir" as características da imagem, está enraizado no conceito de "Gestalt" em psicologia. Gestalt significa "o todo é maior que a soma das partes".
2. Teoria da logística no espaço em branco
A Lei da Proximidade e o estabelecimento de uma clara diferenciação de fronteiras é fundamental em qualquer peça de design.
Os "objetos" que têm uma semelhança partilhada, como a cor, contraste, forma, contorno ou movimento, são instintivamente interpretados pelo nosso cérebro como pertencentes ao mesmo grupo ou parentesco. É por isso que é importante esclarecer as relações ao usar espaços em branco, garantindo que traçamos os limites definitivos.
3. Equilíbrio do Esteticismo
O equilíbrio é, na sua essência, o que estabelece um arranjo do espaço negativo eficaz.
Vamos considerar a analogia de estar no supermercado, no auge de uma tarde de sábado. Os corredores desordenados e superlotados, problemas para manobrar o seu carrinho de compras, para não falar de todos os outros fatores interessantes e confusos. Ainda assim, é uma distração quando tentamos uma intenção específica.
Considerando que não entramos on-line com a intenção de pesquisar métodos de investigação adicionais, muito conteúdo sobrecarrega o utilizador e é uma distração. Muito pouco conteúdo, no entanto, certamente chamará a atenção para um ponto de foco na página. Mas cuidado, a minimização aplicada incorretamente pode criar o efeito de incompleto ou de falta de elementos.
O equilíbrio deve ser traduzido na melhoria da organização do conteúdo, com o intuito de facilitar a compreensão. A priorização de elementos hierárquicos, reduzindo a desordem e adicionando conteúdo que ofereça suporte aos utilizadores, são fatores essenciais no uso de espaços em branco.
4. Carga cognitiva
O poder mantido no espaço branco de autenticação, vem dos limites da atenção e memória humanas.
5. Atrair atenção
Por exemplo, se tem uma obra de arte, uma pintura, e quer que ela chame a atenção, a galeria de arte recomendaria: A) colocar numa moldura? ou B) Ter alguma ação para se certificar de que não existe mais nada na parede para além da pintura?
Cada detalhe do uso do espaço em branco tem um significado. O que removemos do design é tão importante quanto o que adicionamos. Tudo o que fazemos precisa de planeamento e propósito. Só porque temos espaço para "mais uma inovação", não significa que o devemos preencher.
7. A mensagem empática em que o conteúdo é REI
O tamanho não serve para todos. Ao usar o espaço negativo, a alta qualidade e o conteúdo ilimitado que os consumidores podem realmente consumir e digerir, é aquilo que nos fará ser melhores.
8. De rascunho a obra de arte - Edição
Analise, adapte e remova todos os elementos ou conteúdos que não se relacionam diretamente com o foco principal. Tenha em mente que pode sempre adicionar posteriormente novas abordagens inovadoras.
No desenho de uma linha
O esforço que temos em priorizar a ordem e o equilíbrio dentro do espaço, é alcançado por estarmos atentos e controlados, no mesmo peso aplicado à logística de cores, tamanhos, formas e movimento.
Post Comment
Sem comentários