Mais Populares

5 Dicas Eficazes Para Lidar com Críticas Criativas


designer gráfico criticado



Lidar com críticas numa abordagem otimista é uma habilidade cada vez mais essencial. Na vida, temos de enfrentar críticas tanto a nível profissional como a outros níveis. Por isso, a resposta que damos à critica é muito importante.




Sempre que somos criticados, ou adotamos uma postura positiva e confiamos em nós próprios, ou então recebemos a critica de uma forma negativa, o que faz diminuir a motivação, a autoestima e, em último caso, leva a stresse e raiva


Lidar com as críticas de forma positiva requer algumas habilidades de boa autoestima e algumas de ousadia. Não se pode controlar o que as outras pessoas nos dizem, mas podemos obviamente controlar como reagimos ao que nos dizem, e tentar aprender com isso.

É comum reagir de forma negativa quando somos confrontados, desafiados e criticados por outra pessoa. 



Quando enfrentar uma crítica, pense em como as reações pessimistas nos fazem parecer, e quão mal ou bem nos fazem sentir. A maneira com a qual lida com criticas, é uma escolha apenas sua.




A crítica tem um efeito imprevisto em diferentes aspetos da sua vida. Portanto, é aconselhável perceber como pode tirar proveito das críticas para se tornar numa pessoa mais forte.


Aqui estão 5 dicas para lidar com as críticas criativas:


1.  Fique ansioso para lidar com pessoas críticas


A primeira coisa que deve fazer ao lidar com críticas criativas é estar disposto a lidar com elas. O critico é o tipo de pessoa que é crítica por natureza e não percebe que está a ferir os sentimentos dos outros ao criticar. Se enfrentar alguém que é muito crítico em relação a tudo, tente simplesmente ignorar os seus comentários.

Deve ter em mente o facto de que nem toda a gente vai gostar do seu trabalho. Isso não significa que o seu trabalho seja mau. Significa simplesmente que algumas pessoas vão elogiar o seu trabalho e outras não vão gostar. Não se pode agradar a todos e não devemos sequer tentar isso.



2. Oiça as criticas



Ouvir o que as pessoas críticas têm a dizer também é importante para lidar com as críticas de forma positiva. Se levar os comentários críticos e negativos muito a sério, é provável que acabe por criar ressentimento com a outra pessoa, prejudicando assim o seu relacionamento.

Entenda que criticar é apenas uma parte do traço de personalidade e nada mais. Tenha sempre em mente que as pessoas que criticam ou fazem comentários negativos para o prejudicar no seu trabalho ou qualquer outra coisa, são, na verdade, as que mais precisam de ajuda.

Portanto, o objetivo é nunca reagir com raiva, qualquer que seja a situação, porque isso levará à criação de uma cena como um todo.



3. Trate o outro com respeito


Outra coisa importante que se deve lembrar quando enfrenta críticas criativas, é manter-se calmo e tratar a outra pessoa com total respeito e simpatia. Mostrar respeito e compreensão em relação ao outro indivíduo ajuda a resolver a situação e a impedir que ela saia de controlo.


Deve retratar-se como um ser humano mais forte que aceita facilmente críticas criativas de outras pessoas. Apenas tente não reagir e não usar a declaração como uma razão para contra-atacar. Se desafia o outro indivíduo, pode começar um argumento que é claramente imparável e inútil.



4. Veja o lado positivo da critica


Cometer erros está na nossa natureza. Cada dia que passa na vida, temos oportunidades suficientes para aprender com os nossos erros e ser uma pessoa melhor. Assim, independentemente do tipo de crítica que enfrente, deve sempre analisá-la e retirar dela alguma coisa com que possa aprender e melhorar ainda mais.

Por exemplo, se trabalha num escritório, numa escola ou numa instituição social, tente aceitar as críticas para o ajudar a desenvolver. É muito difícil lidar com a critica quando o nosso trabalho está a ser posto em causa, mas isso não significa que deva evitá-la.

Além disso, tenha sempre em mente que as críticas direcionadas a si podem não fazer sentido numa situação como a que descrevi. Em geral, há normalmente alguma genuinidade na crítica, mesmo quando é expressa em tom de amargura e maldade.

Veja a critica como um reflexo de como a outra pessoa o vê naquele momento específico no tempo. Então, deve dar um passo inverso e tentar ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa.

Pode até pedir a um amigo que dê a sua opinião sincera. Use as criticas de forma sábia e aprenda com elas. Se entender como os outros o percebem a si, é provável que consiga usar as críticas para melhorar as suas habilidades interpessoais.



5. Em último caso, vá embora


Se ainda assim achar difícil lidar com as críticas criativas, é aconselhável ir embora. É melhor fugir quando estamos a perder o autocontrolo, ou a dizer algo que possa prejudicar ou magoar a outra pessoa de alguma forma.

Por exemplo, como reagiria se estivesse numa reunião no trabalho e levasse um soco na cara como críticas pela sua criatividade? Bem, a coisa mais sensata a fazer nessa situação seria pedir desculpa educadamente e sair da sala até estar recuperado.
Embora os comentários negativos dos outros nos possam magoar, é muito pior se permitirmos que as criticas deitem abaixo a nossa confiança.

Tente lidar com a critica de forma positiva!




Sem comentários