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Estabelecer a Identidade de Uma Marca


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Tendo em conta o domínio de empresas multimilionárias, o conceito de branding está a ser adotado por indivíduos e pequenas empresas como um meio de se distinguirem da concorrência. Leva tempo e paciência desenvolver uma marca eficaz, tanto na fase de criação quanto de implementação. Uma marca não pode ser criada durante a noite, tem de ser planeada e preparada. Mas, se for feito de forma eficaz, todo o processo vale a pena. 

Simplificando, uma marca é a imagem pública de uma empresa, produto ou indivíduo. É reputação. É uma promessa. Quando é entregue de forma consistente, consegue modelar as perceções e expectativas dos consumidores. Uma marca de sucesso celebra a personalidade, honra, valores, e inclui o espírito daquilo que representa.

O objetivo de uma estratégia de branding é desenvolver mensagens claras, convincentes e consistentes, que sejam facilmente transmitidas. Uma boa marca contém mensagens que podem falar com vários públicos, incluindo clientes atuais ou potenciais clientes. No entanto, é preciso ser entregue da maneira mais simples e rápida.


Criar um Logologo brand template
Uma fase crucial do desenvolvimento de uma estratégia de branding é a criação de um logótipo forte, mas é importante não esquecer que o logótipo não é a marca. É um elemento visual que simboliza a marca e pode desempenhar um papel importante no estabelecimento de uma conexão emocional com o produto. A integração do logótipo em todos os elementos de comunicação da empresa, é uma fase importante da construção da identidade da marca. Isso inclui relações com os media, pacotes de informações, folhetos, publicidade, vídeos, folhetos informativos, boletins informativos, site e media social. Para construir credibilidade, é vital obter consistência no design, na aparência e tom.


A regra número um no design de um logo, é que deve ser capaz de falar por si. Logótipos eficazes não precisam ser explicados. Pense no exemplo de algumas das marcas mais bem sucedidas pelo mundo: o swoosh da Nike e o logo da Jump Air da Air Jordan, os arcos dourados do McDonalds, os anéis entrelaçados das Olimpíadas, ou o pavão colorido da NBC. O Google, com os doodles em constante evolução para celebrar dias especiais, e o Twitter, com o simples pássaro azul, tornaram-se tão bem-sucedidos que o vocabulário americano já inclui “googling” e “tweeting” como verbos. Marcas e identidades visuais fortes, promovem isso mesmo.


Pensar numa identidade de marca
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É fácil contratar um designer gráfico e um escritor para auxiliar na criação dos elementos da marca. Mas, tempo, dinheiro e energia serão perdidos se um plano bem pensado não for criado primeiro. A primeira coisa a fazer é uma análise SWOT. Ao avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma empresa, é crucial ser realmente honesto. A inflação de sucesso ou a marginalização de limitações, irá levar o projeto ao fracasso.

Uma revisão completa do negócio deve incluir o que ele realiza, como os produtos e serviços que são entregues, porque razão existe e o que o diferencia dos concorrentes. Considere também o público-alvo, quais são as suas principais preocupações e como a empresa pode ajudar. Tenha cuidado para não rejeitar rapidamente nenhuma ideia durante a fase de brainstorming. Uma sugestão improvisada, quando examinada, muitas vezes tem aplicações práticas.

Quando a lista estiver reduzida às três melhores ideias, deve reunir-se um grupo de cinco a dez pessoas para avaliar as suas reações, perceções, equívocos, conotações, sentimentos e opiniões gerais. Um grupo separado de funcionários e membros da empresa, assim como os clientes atuais, também devem ser reunidos.
Construir uma Estratégia de Branding
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No desenvolvimento da estratégia de branding, devemos considerar os comentários negativos sobre produtos e serviços. Faça uma lista das perceções atuais do público e, em seguida, tenha espirito critico e veja como essas crenças podem ser reposicionadas. Por exemplo, um produto que é considerado desatualizado pode ser atualizado para algo tradicional e intemporal. 

No mínimo, as opiniões dos grupos devem orientar para a ideia final da posição da marca. Normalmente, num a dois parágrafos, descreve-se a identidade incluindo quem a empresa é, e o que oferece, de forma exclusiva. A partir dessas frases, escolha frases de efeito (frases curtas) que possam ser relembradas sempre que alguém falar ou escrever sobre o negócio. 

Depois disso, podemos começar a desenvolver os elementos visuais e textuais. Devem refletir a personalidade e os valores da marca, mas também corresponder ao interesse e estilo de vida do público-alvo. Por exemplo, se uma empresa de pranchas de surf quiser atrair um público jovem e atlético, as mensagens, fontes e ilustrações devem ser lúdicas e ao ar livre. Em contraste, uma empresa de poupança-reforma precisa de construir uma marca mais moderada, de forma a passar uma imagem de confiança.


Criar um Slogan


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Para definir o negócio junto do público devemos desenvolver um slogan. Quando os clientes ouvem um slogan, devem pensar imediatamente na sua empresa, por associação. Por exemplo, quando alguém diz “o lugar mais feliz da Terra”, o primeiro pensamento é a Disneylândia. Outras grandes empresas têm sido extremamente bem-sucedidas com essa tática, incluindo a M & M's com "Derrete na boca, não nas mãos".

O objetivo é manter o slogan simples e fácil de lembrar. Deve ser curto, e por norma é incluído no design do logo, assim como todas as peças de marketing.



À medida que a marca é implementada, é imperativo que todos os afiliados ao negócio possam articular as mensagens. Cada pessoa que representa a empresa é uma embaixadora da marca, desde o CEO, o gestor de vendas, e até a rececionista. Todos devem abraçar o projeto.


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